Como foram de Páscoa? Espero que tenha sido tão boa quanto a minha, porque passei literalmente em festa.
E pra falar em 80 anos de vida, vamos lá: Como você se imagina aos 80 anos? E como você imaginaria uma senhora completando 80 anos, viúva, com 12 filhos e vários netos adultos?
Essa senhora da foto, animada, dançando ao lado do filho, combina com o que você pensou?
Esta é minha tia-avó, a tia Neta, que comemorou 80 anos no sábado. E não pense que ela dançou um pouquinho e eu bati a foto não! Ela dançou o dia todo, coordenou a festa e deu atenção a todos os convidados. Como ela consegue? Sinceramente, a única coisa que me ocorre é que sua energia vem da alegria de viver. Nunca a vi triste, nunca a escutei reclamar de nada. Se tem problemas? Claro que tem! Eu mesma sei de um monte deles! Quem não teria no comando de uma família tão grande? Mas ela consegue separar os problemas do resto de sua vida, deixá-los menores do que parecem ser e viver sem ficar presa a eles. Talvez seja essa a sua maior qualidade, não se deixar abater.
Mas se o sábado foi de festa, o domingo foi de despedida. Não de pessoas, mas de um lugar: a Fazenda do Segredo.
A antiga casa, construída por escravos, pertenceu ao meu bisavô. Lá foram criados meu avô e seus irmãos (tia Neta, tia Zinha e tio Nélson). Foi o palco das festas de família por décadas, foi nessa casa que nasceram os irmãos mais velhos da minha mãe, e foi ali que minha avó lecionou por muitos anos. Quando eu nasci meu bisavô já morava na cidade, mesmo assim, para mim e meus irmãos, era o passeio preferido no fim de semana. No sábado, durante a festa soubemos que tio Nélson havia vendido a casa para demolição, não havia mais como mantê-la de pé... Então, fomos lá nos despedir daquela casa que marcou a nossa infância e aproveitei para apresentar aos meus filhos o cenário de tantas "aventuras" contadas. Um domingo de Páscoa pra lá de especial!
No comments:
Post a Comment