Friday, July 16, 2010

Feston - esclarecendo dúvidas

Depois de perceber que 5232 pessoas não conheciam ou não sabiam como era feito o feston (ok, 5230 foram por minha conta), vai uma breve explicação sobre o que eu fiz no lençol aí embaixo.
O feston é um ponto de acabamento para a beirada do tecido. Eu faço à máquina, mas sei que exitem pessoas, muitíssimo mais habilidosas que eu, que conseguem fazer à mão.
Infelizmente nem adiantaria fazer um PAP, porque ele segue o mesmo esquema do ponto rechillieu: risca, passa a costura sobre o risco e depois vem fazendo o bordado cobrindo o barbantinho (fio urso). Primeiro com dois barbantes grossos, depois, ao lado, com um fino. Só depois do bordado pronto é que a gente recorta a sobra do tecido, além das voltinhas.
Requer prática mesmo. E alguma paciência até conseguir controlar o bastidor e a velocidade da máquina.
Ah, nem adianta se empolgar com a sua moderna máquina de costura pra isso! Pra fazer esse tipo de bordado só naquelas pretinhas antigas (que só tem costura reta) e o ponto tem outra regulagem também. E é chato de achar a regulagem certa, então se você quer bordar e costurar acaba tendo que, como eu, ter duas máquinas.
Espero não ter decepcionado vocês, que já podiam estar pensando em fazer também. Agora, se você tiver paciência pra fazer à mão corre e me conta!
Beijos

No comments:

Post a Comment